Gerdau propõe nova estrutura de Governança Corporativa

Press release

- Conselhos de Administração da Metalúrgica Gerdau S.A. e da Gerdau S.A. têm nova composição em mais uma etapa do processo sucessório da família controladora.

-  Conselho Consultivo será instituído com a participação de Germano, Klaus, Jorge e Frederico Gerdau Johannpeter.

Os administradores da Metalúrgica Gerdau S.A. e da Gerdau S.A., seguindo as normas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), propõem às respectivas Assembleias Geral, a se realizarem, respectivamente, nas datas 28 e 29 de abril, uma nova composição dos seus Conselhos de Administração.

A proposta marca mais uma etapa no processo de sucessão da família Gerdau Johannpeter na governança dos negócios. André B. Gerdau Johannpeter, Conselheiro e Diretor-presidente da Gerdau, e Claudio Gerdau Johannpeter, Conselheiro e Vice-presidente Executivo, passarão a acumular também a Co-Presidência dos Conselhos de Administração da Gerdau S.A. e da Metalúrgica Gerdau S.A.

O atual Presidente dos Conselhos de Administração de ambas as empresas, Jorge Gerdau Johannpeter, e os Vice-presidentes Germano, Klaus e Frederico Gerdau Johannpeter, deixarão de integrar os Conselhos de Administração e passarão a fazer parte do Conselho Consultivo a ser criado. Esse novo órgão, a ser presidido por Jorge, visa, com Germano, Klaus e Frederico, dar continuidade ao compartilhamento da experiência de estratégia e gestão acumulada por eles ao longo das últimas décadas.

A proposta aos acionistas está fundamentada em um processo conduzido de forma organizada e estruturada, a exemplo da sucessão realizada no Comitê Executivo Gerdau, ocorrida em 2007. Além disso, é importante ressaltar que a Gerdau realizou quatro sucessões de gerações ao longo de sua história de 114 anos, demonstrando a solidez de seu processo de governança e gestão.

Proposta de nova composição dos Conselhos de Administração:

Conselho de Administração da Gerdau S.A.

André B. Gerdau Johannpeter - Co-Presidente
Claudio Gerdau Johannpeter - Co-Presidente
Richard C. Gerdau Johannpeter - Conselheiro
Affonso Celso Pastore - Conselheiro
Expedito Luz - Conselheiro
Oscar de Paula Bernardes - Conselheiro

Conselho de Administração da Metalúrgica Gerdau S.A.

André B. Gerdau Johannpeter - Co-Presidente
Claudio Gerdau Johannpeter - Co-Presidente
Guilherme C. Gerdau Johannpeter - Conselheiro
Richard C. Gerdau Johannpeter - Conselheiro
Affonso Celso Pastore - Conselheiro
Expedito Luz - Conselheiro
Oscar de Paula Bernardes - Conselheiro

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. A Gerdau possui plantas industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 120 mil acionistas, as ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.

XX
Porto Alegre, 26 de março de 2015.
Assessoria de imprensa – 51 3323-2170