Gerdau promove Diálogo Ambiental e Laboratório Ambiental

Press release

A Gerdau, por meio do Programa Gerdau Germinar, promove uma série de encontros com representantes das comunidades em que atua. As reuniões acontecem até o final de maio, envolvendo as comunidades da região do Alto Paraopeba (MG). A iniciativa faz parte do Diálogo Ambiental, voltado para os alunos e seus pais, e do Laboratório Ambiental, direcionado para educadores da rede pública de ensino.

Em abril, foram realizados quatro encontros, reunindo quase 200 pessoas. Para os estudantes, a palestra abordou o uso e abuso de álcool e drogas e contou com a parceria da Comunidade Terapêutica Bom Pastor, especializada no assunto. Esse mesmo tema será apresentado em outras nove escolas de Ouro Branco, Congonhas e Conselheiro Lafaiete.

Entre os pais, a temática foi a saúde da família. Os participantes tiveram a oportunidade de conversar sobre ecologia humana, relações interpessoais, bem-estar e o indivíduo como primeiro meio ambiente. Durante as reuniões, foram realizados oficinas e debates em grupos, orientados por questões trazidas em vídeos, artigos e figuras que estimulam a reflexão e motivação para mudanças de atitudes.

Já o Laboratório Ambiental é direcionado para a capacitação dos professores e líderes da comunidade. Em abril, as aulas – que são sempre gratuitas, com inscrições abertas a todos os professores da localidade – foram sobre campos rupestres, ecossistema predominante na região de Ouro Branco.
Essas duas iniciativas fazem parte do calendário escolar das comunidades onde a Gerdau está presente e busca contribuir para o desenvolvimento sustentável local. Os temas trabalhados variam de acordo com as necessidades da região, com enfoque maior em questões socioambientais.

Sobre o Programa Gerdau Germinar
Realizado em conjunto pelo Instituto Gerdau e pela área de Meio Ambiente, o Programa Gerdau Germinar é uma iniciativa voltada
para a prática da educação e conservação ambiental e reforça o compromisso da Empresa com o desenvolvimento sustentável das regiões em que atua. Desde o ano de lançamento do programa, em 1990, mais de 250 mil pessoas foram beneficiadas pelas ações do projeto. Além de cursos para educadores, a iniciativa oferece ainda oportunidades de visitas técnicas, eventos, palestras, oficinas e projetos socioambientais nas escolas, abrangendo alunos e professores das redes de ensino da região de Ouro Branco.

O Programa dispõe de um centro de educação ambiental - o Biocentro Gerdau Germinar - com 48 hectares de áreas preservadas e estrutura adequada para atendimento aos visitantes. Conta ainda com a Praça dos Biomas, na qual os visitantes podem conhecer de perto a representação de alguns dos mais importantes ecossistemas brasileiros: Cerrado, Campos Rupestres, Mata Atlântica, Restinga, Caatinga e Campos de Altitude. O Biocentro também atende colaboradores da Gerdau com ações para motivar a atuação responsável em todos os ambientes, como oficinas, reuniões e treinamentos no Sistema de Gestão Ambiental.

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Recentemente, passou também a atuar em dois novos mercados no Brasil, com a produção própria de aços planos e a expansão das atividades de minério de ferro, iniciativas que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade de suas operações. Com mais de 45 mil colaboradores, a Gerdau possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 120 mil acionistas, as ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.