Gerdau forma alunos do Programa Miniempresa em Divinópolis

​​A Gerdau, por meio da usina de Divinópolis, acaba de promover a formatura dos alunos que participaram do Programa Miniempresa no município, promovido pela Junior Achievement Brasil. Com a presença de familiares e colaboradores voluntários da Gerdau, os 16 alunos da Escola Estadual Dona Antônia Valadares receberam o certificado de conclusão do programa, no último dia 6 de agosto.

Durante as aulas ministradas por meio do Miniempresa, os estudantes vivenciaram, na teoria e na prática, experiências em economia e negócios e aprenderam sobre as áreas organizacionais e operacionais de uma empresa. O programa, desenvolvido ao longo de 15 semanas, teve início em março deste ano. A iniciativa contou com a colaboração de profissionais voluntários da Gerdau de diversas áreas, que explicaram os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial por meio do método “aprender fazendo” para os alunos, que atuaram como miniempresários.

Nesta edição, a miniempresa produziu almofadas, inspiradas nos símbolos (emoticons) utilizados em um aplicativo de celular. Os produtos foram comercializados pelos próprios alunos, para que eles pudessem acompanhar todas as etapas de um negócio. Uma das participantes, Shirley Rodrigues de Sousa, conta que a experiência foi muito válida. “Pude vivenciar os desafios de uma empresa e aprendi muito com todos eles. Desenvolvi minha paciência e descobri que gosto muito da área de recursos humanos”, afirma.

O grande objetivo do Programa Miniempresa é despertar nos jovens o espírito empreendedor, estimulando seu desenvolvimento pessoal e profissional para facilitar seu acesso ao mercado de trabalho.

Gerdau e Junior Achievement

Desde 1994, a Gerdau apoia os programas de educação empreendedora da Junior Achievement Brasil. Somente em 2014, a parceria entre as duas organizações possibilitou que quase 4 mil alunos participassem de programas voltados para a educação empreendedora em Minas Gerais, com o envolvimento de aproximadamente 300 voluntários. Os colaboradores da Gerdau estão diretamente envolvidos nessas ações e atuam como voluntários na realização de diversos projetos, compartilhando suas experiências e conhecimentos com estudantes de escolas públicas e privadas.

No Estado de Minas Gerais, a Gerdau apoia os programas da Junior Achievement em Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Divinópolis, Contagem, Barão de Cocais, Sete Lagoas, Governador Valadares, Ouro Branco, Ouro Preto e seus distritos de Mota, Miguel Burnier e Engenheiro Corrêa, o município de Itabirito e o distrito de Ribeirão do Eixo e ainda as cidades de Moeda e Três Marias.

Junior Achievement

Fundada em 1919, nos Estados Unidos, a instituição tem o objetivo de despertar o espírito empreendedor nos jovens ainda na escola, estimulando o seu desenvolvimento pessoal, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios e facilitando o acesso ao mercado de trabalho. A Junior Achievement chegou ao Brasil em 1984 e já está presente em todos os Estados do país, tendo beneficiado mais de três milhões de jovens desde a sua fundação.

Em Minas Gerais, a entidade já atendeu mais de 100 mil jovens em parceria com 180 escolas, por meio do comprometimento de 5,5 mil voluntários em mais de 20 municípios.

A Gerdau segue os princípios do desenvolvimento sustentável e acredita que o crescimento de uma empresa está diretamente ligado ao relacionamento ético e socialmente responsável com todos os públicos com os quais se relaciona. Com mais de 114 anos de história e presente em 14 países, por meio de operações que atuam nas várias etapas da indústria do aço, a Empresa tem trabalhado em iniciativas voltadas à educação, mobilização voluntária e qualidade em gestão. Em Minas Gerais, que possui riquezas históricas e culturais, a Gerdau também apoia projetos voltados à preservação do patrimônio.

A Companhia é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Com mais de 45 mil colaboradores, a Gerdau possui plantas industriais nas Américas, na Europa e na Ásia.​