Gerdau e UFMG realizam mais uma edição do Dia de Cientista

Press release

A Gerdau, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), promoveu nos dias 29 e 30 de agosto mais uma edição do “Dia do Cientista”. A iniciativa proporciona aos alunos das redes de ensino pública e privada o acompanhamento da realização de experimentos científicos, ensinando de forma dinâmica e divertida a relação entre a ciência e a educação. As atividades foram desenvolvidas com 30 alunos do ensino médio do Colégio Arquidiocesano de Ouro Branco (MG), no Biocentro do Programa Gerdau Germinar, sediado no município.

Além de realizarem atividades práticas nos laboratórios, no riacho do Biocentro e no reservatório Soledade, os estudantes participaram de uma  palestra sobre o programa de biomonitoramento das bacias hidrográficas na visão de Bioindicadores de Qualidade de Água.

O “Dia de Cientista” é realizado na sede do Programa Gerdau Germinar, que conta com toda a infraestrutura necessária para a aplicação da atividade. A iniciativa reforça o compromisso da Gerdau com o respeito e incentivo à preservação do meio ambiente.

Sobre o Programa Gerdau Germinar
Realizado em conjunto pelo Instituto Gerdau e pela área de Meio Ambiente, o Programa Gerdau Germinar é uma iniciativa voltada para a prática da educação e conservação ambiental e reforça o compromisso da Empresa com o desenvolvimento sustentável das regiões em que atua. Desde o ano de lançamento do programa, em 1990, mais de 250 mil pessoas foram beneficiadas pelas ações do projeto. Além de cursos para educadores, a iniciativa oferece ainda oportunidades de visitas técnicas, eventos, palestras, oficinas e projetos socioambientais nas escolas, abrangendo alunos e professores das redes de ensino da região de Ouro Branco.

O programa dispõe de um centro de educação ambiental - o Biocentro Gerdau Germinar - com 48 hectares de áreas preservadas e estrutura adequada para atendimento aos visitantes. Conta ainda com a Praça dos Biomas, na qual os visitantes podem conhecer de perto a representação de alguns dos mais importantes ecossistemas brasileiros: Cerrado, Campos Rupestres, Mata Atlântica, Restinga, Caatinga e Campos de Altitude. O Biocentro também atende colaboradores da Gerdau com ações para motivar a atuação responsável em todos os ambientes, como oficinas, reuniões e treinamentos no Sistema de Gestão Ambiental.

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Com mais de 45 mil colaboradores, possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas por ano. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com de mais de 130 mil acionistas, a Gerdau está listada nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.