Engenheiros recebem Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2015 em cerimônia com mais de 300 pessoas

Ganhadores foram selecionados por comissão julgadora formada por membros da Gerdau e ABECE

A Gerdau, em parceria com a ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, realizou no dia 07 de outubro, a 13ª edição do Prêmio Talento Engenharia Estrutural, considerada a maior premiação do segmento no Brasil.  Com a presença de mais de 300 pessoas na Casa Petra, em Moema/SP, foram anunciados os projetistas estruturais que contribuíram para o desenvolvimento do setor nas categorias Infraestrutura, Edificações, Pequeno Porte, Obras Especiais e Construção Industrializada. Neste ano, mais de 400 projetos foram inscritos para o prêmio, superando o número do ano anterior.

A escolha dos vencedores foi feita por uma comissão de profissionais formada por membros da Gerdau e da ABECE. Entre os aspectos avaliados estão o uso adequado de materiais, a economia de produtos, a concepção estrutural, a implantação harmônica em relação ao ambiente, os processos construtivos, a originalidade, a beleza e a criatividade. Além dos vencedores de cada categoria, as obras escolhidas como Destaque do Júri e o projeto destaque no quesito Sustentabilidade recebem menções honrosas, assim como a escolhida pelo público na votação online.

Na categoria Infraestrutura, o vencedor foi Catão Francisco Ribeiro, com a obra Ponte Anita Garibaldi, em Laguna (SC). Em Edificações, Guilherme Augusto D'Araujo Calvalcanti conquistou a premiação com o Residencial Alfredo Volpi, em João Pessoa (PB). Entre os projetos de Pequeno Porte, o primeiro lugar foi para Dirk Mader, com a Casa Barco, em Ilhabela (SP). Na categoria Obras Especiais, o prêmio ficou com Flávio Correia D' Alambert, responsável pela Cobertura do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ). Em Construção Industrializada, o ganhador foi Marcelo Alcântara Silveira, responsável pela Etapa VI do Shopping Iguatemi, em Fortaleza (CE). Já a menção honrosa em Sustentabilidade foi para Isaque Fagundes, com a Arena Handebol, no Rio de Janeiro (RJ), enquanto o Destaque do Júri foi para Fabrício Gustavo Tardivo, com a Estrutura de Concreto do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ). Por fim, na votação aberta ao público no site do prêmio, o vencedor, com 40% dos votos, foi Sandro Valério de Souza Cabral com a obra Restaurante Nau, em Natal (RN).

Ao longo de sua história, o Prêmio Talento Engenharia Estrutural acumula mais de 1,3 mil projetos inscritos e cerca de 40 premiados. Os vencedores dessa edição serão premiados com uma viagem à Las Vegas, onde participarão da Feira World of Concrete entre o período de 02 a 05 de fevereiro de 2016.

As fotos do Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2015 podem ser conferidas no site www.premiotalento.com.br​

Conheça a lista completa dos vencedores:​​

• CATEGORIA INFRAESTRUTURA

Vencedor: Catão Francisco Ribeiro - Ponte Anita Garibaldi (Laguna/SC)

Menção honrosa: Robson Nelson da Silva - Alça de acesso ao Viaduto do Gasômetro (Rio de Janeiro/RJ)

• CATEGORIA EDIFICAÇÕES

Vencedor: Guilherme Augusto D´Araujo Calvalcanti - Residencial Alfredo Volpi (João Pessoa/PB)

Menção honrosa: João José Asfura Nassar - Riomar Trade Center (Recife/PE)
  • CATEGORIA PEQUENO PORTE

Vencedor: Dirk Mader - Casa Barco (Ilha Bela/SP)

Menção honrosa: Sandro Valério de Souza Cabral - Restaurante Nau (Natal/RN)

• CATEGORIA OBRAS ESPECIAIS

Vencedor: Flávio Correia D' Alambert - Cobertura do Museu do Amanhã (Rio de Janeiro/RJ)

Menção honrosa: Sérgio Doniak - CEPRIC Aquário do Pantanal (Campo Grande/MS)

• CATEGORIA CONSTRUÇÃO INDUSTRIALIZADA

Vencedor: Marcelo Alcântara Silveira - Etapa VI - Shopping Iguatemi (Fortaleza/CE)

Menção honrosa: Eduardo Penteado - Praça Uberaba Shopping (Uberaba/MG)

• MENÇÃO HONROSA – SUSTENTABILIDADE

Isaque Fagundes - Arena Handebol (Rio de Janeiro/RJ)

• DESTAQUE DO JÚRI

Fabrício Gustavo Tardivo - Museu do Amanhã - Estrutura de Concreto (Rio de Janeiro/RJ)

• VOTAÇÃO ONLINE

Sandro Valério de Souza Cabral- Restaurante Nau (Natal/RN)

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. A Gerdau possui plantas industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.

Sobre a ABECE

A ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) é a entidade de classe que reúne e representa o setor no País, defendendo seus interesses perante a categoria, os poderes constituídos e a sociedade. Fundada em 17 de outubro de 1994, conta atualmente com filiados em diversos Estados, congregando profissionais que movimentam mais de 80% das transações comerciais, em valor financeiro, relacionados ao ramo de Engenharia e Consultoria Estrutural. Para possibilitar o debate de questões locais e propagar as atividades empreendidas pela sede nacional (localizada em São Paulo - SP), a Associação possui delegacias regionais nas principais capitais brasileiras e no interior dos Estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Mais informações podem ser obtidas no site www.abece.com.br