Com mobilização voluntária, Gerdau aplica conceitos de gestão empresarial em ações de responsabilidade social

Companhia conta com programa estruturado para estímulo do voluntariado entre colaboradores de todas as suas unidades. Em 2014, mais de 10 mil foram engajados

A Gerdau acredita que o seu crescimento está diretamente relacionado ao desenvolvimento da sua cadeia de negócios, incluindo as comunidades em que está inserida. A Companhia entende que o trabalho voluntário organizado funciona como um importante agente transformador da sociedade e por isso estimula a transferência de conhecimento para outras organizações, principalmente no que diz respeito à aplicação de metodologias de gestão.

Para isso, a Empresa conta com um programa estruturado em nível mundial, o Programa Voluntário Gerdau (PVG) que visa sensibilizar, mobilizar, capacitar e reconhecer as atividades voluntárias dos seus colaboradores. O Programa estimula-os a exercerem sua cidadania por meio do trabalho voluntário nos projetos que a Gerdau apoia, atuando nas diversas organizações de interesse público e compartilhando seus conhecimentos ao abordar temas como gestão e empreendedorismo, incentivando a educação, a cultura, o esporte e a solidariedade.

A Companhia possui um sistema de gestão global, que padroniza, aprimora e transfere as melhores práticas para todas suas unidades, o Gerdau Business System (GBS). Na área de responsabilidade social esse sistema prevê uma estrutura gerencial e operacional para a realização de projetos sociais, composta por comitês locais, formados por colaboradores voluntários em cada uma das unidades da Empresa e que são responsáveis por atender as demandas das comunidades locais, com o comprometimento de favorecer o desenvolvimento e fornecer meios para que os beneficiados sejam agentes da própria mudança e da sociedade como um todo. Hoje são mais de 50 comitês em todos os países em que a companhia atua, sendo 34 apenas no Brasil.

Criado há 10 anos, o Instituto Gerdau é o responsável pelas políticas e diretrizes de responsabilidade social da Gerdau, assim como pelo desenvolvimento de iniciativas ligadas a esse tema em todas as áreas de atuação da Companhia. Desde então, aproximadamente 800 projetos foram realizados ou apoiados pela Gerdau. No Brasil, o número chega a 540. Essas atividades são direcionadas por focos específicos de atuação: Educação, Qualidade em Gestão e Mobilização Solidária.

Somente em 2014, as iniciativas contaram com a mobilização de 12 mil colaboradores em 14 países em que a Gerdau atua. No primeiro semestre de 2015 a empresa contabilizou 5 mil voluntários mobilizados, sendo 3,8 mil somente no Brasil.

Principais iniciativas:

· Junior Achievement: Uma das mais importantes parceiras da Gerdau na área de responsabilidade social é a Junior Achievement, associação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada e que busca despertar o espírito empreendedor em jovens ainda na escola, estimulando o seu desenvolvimento pessoal e proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios.  A Gerdau apoia os programas de educação empreendedora da Junior Achievement desde 1994 e os colaboradores da Empresa atuam como voluntários na realização de diversos projetos, compartilhando experiências e conhecimentos com estudantes de escolas públicas e privadas.

· Copa Voluntariado Gerdau: Um exemplo de mobilização para o trabalho voluntário são as gincanas sociais desenvolvidas pela Empresa, como a Copa e a Olimpíada Voluntário Gerdau, que visam ampliar a adesão de colaboradores atuantes. Desde 2006, por ocasião da Copa do Mundo de Futebol ou dos Jogos Olímpicos, a Gerdau realiza uma grande gincana social, em que os seus colaboradores são mobilizados a atuar em equipes e realizar trabalho voluntário em escolas, entidades e micro e pequenas empresas. A iniciativa é operacionalizada pelos comitês locais, sendo que as atividades envolvem as equipes em torno de um objetivo comum e estimulam a transformação das comunidades.

· Programa 5S nas Escolas: Visa melhorar as condições do ensino público nas comunidades

de atuação da Gerdau por meio da implantação da metodologia 5S, que  é aplicada em escolas, com o apoio de colaboradores voluntários, que são capacitados para levar os conceitos e as práticas a alunos, educadores e funcionários, estimulando a cultura da qualidade total no ambiente escolar. O 5S é uma metodologia de origem japonesa para a organização de ambientes, principalmente os de trabalho, que contribui para o melhor aproveitamento de materiais e espaços, a redução de despesas e a melhoria nas condições de segurança, ampliando a produtividade das pessoas.

· Campanha de Natal: A Campanha de Natal é a principal iniciativa global de mobilização solidária da Gerdau. Todos os anos, a ação arrecada milhares de brinquedos e toneladas de alimentos e conta com a forte participação de voluntários em diversas unidades da Gerdau ao redor do mundo. Durante a campanha, praticamente todos os colaboradores das unidades participantes se mobilizam para tornar o Natal das pessoas beneficiadas mais feliz. A organização da campanha e a entrega dos produtos doados nas entidades escolhidas são guiadas pelos comitês locais, juntamente com seus voluntários.

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. A Gerdau possui plantas industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.