Colaboradores da Gerdau se mobilizam para celebrar Dia V em Divinópolis

Para marcar as comemorações do Dia do Voluntariado, o Dia V, os colaboradores da Gerdau irão se mobilizar para realizar serviços de manutenção e organização na Escola Municipal Darci Ribeiro, no bairro Niterói, em Divinópolis. As atividades vão acontecer no dia 28 de agosto – quando é celebrado o Dia Nacional do Voluntariado – próxima sexta-feira, das 7h às 15h.

Entre os trabalhos estão serviços elétricos e de pintura, que serão executados por 30 voluntários. Por meio da iniciativa, serão beneficiados mais de 200 alunos, com idade entre três e nove anos.  De acordo com a diretora da instituição, Edircilene Guerra Araújo, os professores já estão organizando o espaço para receber as melhorias. "Essa parceria nos auxilia muito. É como se estivéssemos nos preparando para receber uma nova casa", afirma. Ela conta ainda que os alunos também estão com grande expectativa, ansiosos para saber o que será realizado no colégio. "Mas não revelamos todos os detalhes, vamos deixar que eles se surpreendam quando chegarem para a aula, na segunda-feira", diz.

Ações como essa são direcionadas pelo Instituto Gerdau e fazem parte do programa Dia D na Escola, iniciativa que busca reforçar o compromisso da Empresa e contribuir para o desenvolvimento sustentável na região. A programação do Dia D faz parte do Programa 5S nas Escolas, em que os voluntários levam os conceitos da metodologia  – sensos de limpeza, utilização ordenação, saúde e autodisciplina – a alunos, educadores e funcionários de instituições de ensino da região. O programa contribui para o melhor aproveitamento de materiais e espaços, redução de despesas e melhorias nas condições de segurança.

Dia V

A data é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), que este ano vai celebrar o Dia V no dia 30 de agosto, domingo. O Dia do Voluntariado é promovido desde 2001 e a cada ano reúne mais pessoas, ONGs, governo e sociedade em todo o Brasil.

Na primeira edição, pouco mais de 11 mil voluntários participaram das atividades, em 44 cidades. Aos poucos o movimento foi ganhando força e se espalhando por outros estados e até outros países. Em 2009, mais de meio milhão de pessoas já haviam participado. Este ano, quando a ação completa 15 anos, a expectativa é reunir um número ainda maior de voluntários.

A Gerdau segue os princípios do desenvolvimento sustentável e acredita que o crescimento de uma empresa está diretamente ligado ao relacionamento ético e socialmente responsável com todos os públicos com os quais se relaciona. Com mais de 114 anos de história e presente em 14 países, por meio de operações que atuam nas várias etapas da indústria do aço, a Empresa tem trabalhado em iniciativas voltadas à educação, mobilização voluntária e qualidade em gestão. Em Minas Gerais, que possui riquezas históricas e culturais, a Gerdau também apoia projetos voltados à preservação do patrimônio.

A Companhia é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. A Gerdau possui plantas industriais nas Américas, na Europa e na Ásia.​