Casa de Música de Ouro Branco comemora os resultados do primeiro semestre

A iniciativa, patrocinada pela Gerdau, tem sede em Ouro Branco (MG) e realiza apresentações por todo o Brasil

O primeiro semestre de 2015 foi marcado pelos bons resultados na Casa de Música de Ouro Branco, projeto que conta com o patrocínio da Gerdau por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Entre concertos, festivais e recitais, os alunos da instituição apresentaram-se para cerca de 3 mil pessoas, em Ouro Branco e outras cidades de Minas Gerais.

Logo no começo do ano a instituição, que tem seus trabalhos norteados pela educação e cultura, comemorou a aprovação de quatro alunos para o curso de Música em algumas das universidades mais importantes do país, como a federal e estadual de Minas Gerais.

Outro destaque do período foi a parceria entre a Orquestra de Câmara de Ouro Branco e o Trio Amaranto. No dia 28 de junho, eles subiram ao palco do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal para apresentar um espetáculo que uniu músicas eruditas e populares. Em seguida, a cidade de Ouro Branco recebeu o concerto.

A quarta edição do Festival de Violoncelos, entre março e abril, também marcou o semestre. Estudantes, professores e músicas de diversas partes do Brasil se reuniram em Ouro Branco para participar da iniciativa. "Este ano tivemos alunos de Minas, Rio Grande do Norte, São Paulo e Rio Grande do Sul, além dos que vêm do Chile, Alemanha e França", afirma Kênia Libânio, coordenadora da Casa de Música.

Para o segundo semestre, a perspectiva é continuar levando a música para diferentes localidades do Estado. A Casa de Música atende atualmente cerca de 200 crianças e adolescentes com idade entre sete e 17 anos, que participam de oficinas de musicalização, percepção musical, flauta doce, flauta transversal, clarineta, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, violão, piano e prática de orquestra.

Um novo grupo de 47 alunos ingressou na escola no último mês de julho, nas unidades dos bairros Luzia Augusta e Pioneiros. A maioria dos participantes estuda utilizando recursos de bolsas, concedidas por meio do patrocínio da Gerdau. A iniciativa é direcionada pelo Instituto Gerdau, responsável pelas diretrizes de responsabilidade social da Empresa.

Casa de Música de Ouro Branco

A Casa de Música foi criada em 2001 por um grupo de professores e pais de alunos. A entidade tem como principais objetivos promover a difusão e a divulgação do acesso à música, criar alternativas de inserção e incentivar o intercâmbio cultural e a carreira de jovens músicos.

Só em 2014, os alunos da instituição apresentaram-se para cerca de 5 mil pessoas, por meio de recitais, concertos, festivais e participações em eventos. De acordo com a coordenadora geral da Casa de Música, Kênia Libânio, o objetivo é que esses eventos ganhem ainda mais força no segundo semestre de 2015. "Vamos dar continuidade a esses projetos e investir ainda mais na formação musical dos jovens, na divulgação da música erudita, na formação de músicos de orquestra e na formação de público", afirma.

A Gerdau segue os princípios do desenvolvimento sustentável e acredita que o crescimento de uma empresa está diretamente ligado ao relacionamento ético e socialmente responsável com todos os públicos com os quais se relaciona. Com mais de 114 anos de história e presente em 14 países, por meio de operações que atuam nas várias etapas da indústria do aço, a Empresa tem trabalhado em iniciativas voltadas à educação, mobilização voluntária e qualidade em gestão. Em Minas Gerais, que possui riquezas históricas e culturais, a Gerdau também apoia projetos voltados à preservação do patrimônio.

A Companhia é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Com mais de 45 mil colaboradores, a Gerdau possui plantas industriais nas Américas, na Europa e na Ásia.​