Acafro promove Semana da Consciência Negra

Entre os dias 18 e 21 de novembro (quarta a sábado), a Associação de Cultura Afro-Brasileira de Ouro Branco (Acafro), iniciativa que conta com o apoio da Gerdau, realiza uma série de atividades gratuitas em comemoração a Semana da Consciência Negra, em Ouro Branco. A programação inclui cursos, apresentações culturais e troca de cordas de capoeira.

Esta é a quinta edição do evento e, segundo Wanderson Wagner de Campos, coordenador geral da Acafro, essa é mais uma oportunidade de mostrar a importância da igualdade racial. "Ainda temos muito que evoluir e a Semana da Consciência Negra é uma forma de reforçarmos que todos são iguais, não há diferença entre etnias. O negro é bonito, inteligente e talentoso, assim como as pessoas de outras cores", afirma.

Não é necessário fazer inscrição para as atividades, basta comparecer ao local.

Sobre a Acafro

A entidade está há seis anos em Ouro Branco, Congonhas, Entre Rios de Minas e Lobo Leite. Atualmente, cerca de 200 alunos participam do projeto que oferece aulas de capoeira, percussão, teatro e dança de rua. A iniciativa é direcionada pelo Instituto Gerdau, responsável pelas políticas e diretrizes de responsabilidade social da empresa, e atende crianças e adolescentes a partir dos cinco anos de idade.

A Gerdau segue os princípios do desenvolvimento sustentável e acredita que o crescimento de uma empresa está diretamente ligado ao relacionamento ético e socialmente responsável com todos os públicos com os quais se relaciona. Com mais de 114 anos de história e presente em 14 países, por meio de operações que atuam nas várias etapas da indústria do aço, a Empresa tem trabalhado em iniciativas voltadas à educação, mobilização voluntária e qualidade em gestão. Em Minas Gerais, que possui riquezas históricas e culturais, a Gerdau também apoia projetos voltados à preservação do patrimônio.

A Companhia é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. A Gerdau possui plantas industriais nas Américas.​